Teatro Cine da Covilhã ou Teatro Municipal
HISTÓRIA DA SALA
António Moura Quintela, na sua Monografia da Covilhã, fala do "Theatro Calleya", inaugurado no dia 4 de Março de 1899, com a récita "Demi-Monde", pela Companhia Lucinda Simões. "O Theatro Calleya é pequeno, mas elegante, e está situado no Largo do Peso da Lan."
Foi este teatro construído pela iniciativa dos empresários José Cristóvão Corrêa e António Copeiro, um antepassado do actual Teatro-Cine, que tinha capacidade para 560 pessoas.
O Teatro-Cine da Covilhã foi inaugurado em 11 de Janeiro de 1954, por iniciativa de João Ferreira Bicho, com um espectáculo pela Companhia Amélia Rey Colaço - Robles Monteiro.
Encerrou em meados dos anos 80, reabrindo em Outubro de 1992, através de um contrato de utilização que a Câmara vem mantendo desde então. Em Abril de 2001, ganhou novo fôlego, graças a um protocolo assinado pela Câmara e pelo Cineclube da Beira Interior, que permitiu que a partir dessa data pudesse ter uma programação variada e diária.
Actualmente, com capacidade para 984 espectadores, é uma das maiores salas de espectáculos da Beira Interior.
Com as obras de restauro empreendidas em 2001, foi instalado um novo sistema eléctrico, montado um novo ecrã de cinema, instalado um sistema de som Dolby Digital e uma máquina de projecção moderna. Permitiu assim que o velhinho teatro voltasse a ter cinema depois de mais de 20 anos de ausência.
Tendo uma programação diária e variada de cinema independente e comercial, tem também todo o tipo de espectáculos (desde musicais, peças de teatro, saraus culturais, festivais, óperas, feiras do livro, lançamentos de livros, etc.).
Em Março de 2003, a Câmara Municipal da Covilhã reassumiu de novo a direcção directa da programação do espaço, tendo-se realizado durante esse ano 60 espectáculos, 141 sessões de cinema, exposições, lançamentos de livros, numa opção de programação aberta à participação activa das várias associações do Concelho
In http://www.cm-covilha.pt/simples/?f=2283
Mais sobre o Teatro Cine da Covilhã - Clique na Imagem