Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Memórias da Covilhã

Memórias da Covilhã

Nossa Senhora da Boa Estrela: a história do Santuário mais enigmático de Portugal

03.02.20, Memórias

Nossa Senhora da Boa Estrela: a história do Santuário mais enigmático de Portugal

Quem visita a Serra da Estrela já se deparou e interrogou com a origem e a história deste curioso Santuário. Falamos da Nossa Senhora da Boa Estrela.

3595232611_872ac4061d_o-e1513887631457.jpg

Quem já foi à Serra da Estrela e sobe à Torre, já viu certamente uma imagem grandiosa esculpida na pedra do lado direito. Todos apreciam a imagem, todos comentam a sua grandiosidade e todos perguntam como apareceu ali… É uma pergunta que todos fazem e, se algum dia quis saber a explicação para a origem deste magnífico santuário, aqui a tem!

Não são muitas as informações disponíveis, mas falamos nem mais nem menos do Altar de Nossa Senhora da Boa Estrela. Esta Santa é a guia e protectora dos pastores

6533906749_c2af33646a_o-iloveimg-compressed-e15138

Situada no Covão do Boi, em plena Serra da Estrela, encontra-se esculpida em baixo relevo, na rocha, a Senhora da Boa Estrela, padroeira dos Pastores, inaugurada em 1946. O autor desta escultura foi o padre António Duarte, mas porque um pároco haveria de ter a ideia de esculpir uma santa num ponto tão alto?

A ideia é de facto bem pensada ou seja, este pároco começou a reparar que haviam imensas pessoas que se deslocavam à Serra em passeio sem nunca faltar, claro, a subida ao ponto mais alto, a Torre.

Então o pároco achou que de facto não havia melhor local para esculpir a Nossa Senhora da Boa Estrela. Para lhe fazer a devida homenagem porque um Santuário neste local seria visto por muita gente todos os anos. E não se enganou…

4753228288_2e715c2a11_b.jpg

Conta-se que Nossa Senhora da Boa Estrela apareceu na serra a um pastor sendo por isso a protectora dos pastores que, como é sabido, há centenas de anos que enfrentam o tempo agreste vivido no Inverno nesta região.

A Senhora da Boa Estrela tem a sua festa… Realiza-se no segundo Domingo de Agosto e atrai sempre muitos visitantes. Os fiéis deslocam-se a este altar para ouvir a missa e, sabe-se que um senhor de nome Manuel Figueiredo fez a cruz em pedra onde as pessoas depositam as suas flores. Agora que já sabe a verdadeira história, visite a Senhora da Boa Estrela: estará lá sempre para si e todos os visitantes!

Lenda do Pastor da Serra da Estrela

Era uma vez um pastor que vivia com o seu rebanho numa alta serra do centro de Portugal. Como todos os pastores, fazia da solidão uma amiga. A companhia da natureza e dos animais bastavam-lhe. Há muito tempo que tinha trocado a aldeia pelos altos e grandes prados, onde sempre se tinha sentido melhor.

De dia, corria e brincava com os animais e, quando já estava cansado, então via apenas. Observava a vastidão e o colorido de uma paisagem sempre a mudar.

DSC_0040-copy-e1509266321502.jpg

Já lhe conhecia bem as maneiras, os sons e os cheiros. E à noite, recolhido o rebanho ainda lhe sobrava tempo para falar de tudo o que lhe apetecia com a sua grande amiga. Era mesmo grande aquela estrela que se erguia imponente e luminosa bem acima do alto da serra, rodeada por milhares de outras mais pequenas.

Era a sua confidente de todas as noites. Ouvia-o sem nunca se aborrecer. E ele voltava sempre à procura daqueles momentos mágicos em que encontrava paz e entusiasmo para recomeçar um novo dia.

serra-estrela-AR-4699.jpg

Certa vez, chegou aos ouvidos do Rei que nas suas terras havia um pastor que falava com as estrelas e logo, por curiosidade ou inveja, o mandou chamar à sua presença, propondo-lhe que trocasse a estrela falante por uma grande riqueza. Afinal de contas, não era qualquer rei que se podia gabar de falar com uma estrela.

13335004394_c38c2c69b7_k.jpg

O pastor disse-lhe então que não trocaria a sua amiga por riqueza alguma deste mundo. Antes ser pobre e continuar feliz. Desapontado, mas compreendendo as suas razões, o rei, mandou-o em paz. Quando chegou à cabana no alto da serra, mal anoiteceu, foi ter com a sua amiga estrela e, dessa vez, foi ela a confessar-lhe os seus receios.

estrelasserra.jpg

Entoando uma doce melodia, disse-lhe que, por momentos, chegou a pensar que ele a tivesse trocado pelo dinheiro do poderoso rei.

Foi a vez do pastor a sossegar, dizendo-lhe que a sua amizade era para ele a mais preciosa das coisas e, em alta e profética voz, deu o seu nome àquela que era também a sua serra: Serra da Estrela. Ainda hoje se diz que na Serra, uma estrela diferente das outras brilha à procura do seu pastor.

In - https://www.vortexmag.net/nossa-senhora-da-boa-estrela-a-historia-do-santuario-mais-enigmatico-de-portugal/?fbclid=IwAR3cEZDG5Cy4XsG4Qd7INtVGwBMMsGPJyI3aMj2CJecTlY-gPbRJ_HI6g3M

 

4 comentários

Comentar post