Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Memórias da Covilhã

Memórias da Covilhã

A Covilhã e a Serra da Estrela

21.09.16, Memórias

 

2000 1.jpg

Antiga_Torre,_Serra_da_Estrela,_1881.jpg

Antiga torre que, aquando da Expedição Científica, levada a efeito pela Sociedade de Geografia em 1881. São visíveis os buracos onde terá sido escondido o termómetro aí depositado pelo Dr. Souza Martins.
 
Vídeos com imagens da Serra

 

Covilhã - Notícias Soltas 
( Blog Subsídios para a sua história)

444444.png

A Cruz Processional de D. Sancho I ou o Cruzeiro foi inaugurado no ponto mais alto da Serra da Estrela, na Torre, em 1940. 

665739_242454149214965_1816545433_o.jpg

 

281165_242530589207321_1512242797_o.jpg

   Lemos no “Diário da Manhã” que na inauguração estiveram muitas pessoas vindas de vários pontos da região, entre elas Dom José do Patrocínio Dias, Bispo de Beja e tio-avô do editor e muitos presidentes da Câmara; que também pretende recordar os Centenários da Fundação (1140) e da Restauração (1640) da Nacionalidade.

    Terá sido neste dia que o padre Morgadinho, pároco de S. Martinho (Covilhã), impressionado com a demonstração de fé dos presentes, lançou a ideia de se construir no alto da Serra um monumento a Nossa Senhora da Boa Estrelapara o culto dos pastores que tanto passam naqueles montes. Constituíram logo ali uma comissão organizadora e iniciaram um sistema de cotas de 1000 escudos. As Juntas de Freguesia também foram colaborando.(1) Mais tarde o escultor António Duarte apresentou o esboço do monumento e iniciou a sua construção no Covão do Boi. É um baixo-relevo com mais de sete metros de altura. 

Senhora.gif

Foi inaugurado em 1946 com a presença de personalidades religiosas e civis. As festas em honra de Nossa Senhora dos Pastores realizam-se em Agosto e atraíam muitos visitantes, mesmo quando os caminhos eram tortuosos e de difícil acesso. 

Nota dos editores - Observemos uma nota de pagamento de Álvaro da Cruz Dias (pai de Luiz Fernando Carvalho Dias e avô do editor) e as imagens que se encontram do lado esquerdo. Os membros da Comissão que assinaram o recibo foram o Padre Joaquim dos Santos Morgadinho, Luiz Fernando de Carvalho Dias e António Lopes.

sem nome1.jpg

 in http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2015/12/covilha-noticias-soltas.html

 

 

APRESENTAÇÃO

  • SOBRE A ÁREA PROTEGIDA

A serra da Estrela, pela sua massa e altitude é a principal montanha de Portugal Continental. Elemento maior da Cordilheira Central nela se situa a Torre com 1991 m de altitude. O PN da Serra da Estrela, com 88.850 ha, alberga uma paisagem variada: lagoas e pastagens de altitude, turfeiras, carvalhais e castinçais, áreas de mato e de floresta de produção. Presença de granitos e xistos, inúmeros vestígios da última glaciação, nascente do Mondego, Alva e Zêzere, verdadeiro castelo de água a dominar as Beiras e assento de variadas facetas climáticas. Vegetação influenciada por três tipos de clima – Mediterrânico, Atlântico e Continental - distribuindo-se por três andares altitudinais: basal; intermédio; e superior. A fauna do PNSE inclui grande número de mamíferos e aves, salientando-se pela sua importância e diversidade os pequenos répteis e anfíbios com espécies endémicas como a Lagartixa-de-montanha. Povoamento essencialmente periférico com alguns casais isolados e interessantes exemplos de arquitectura popular. A serra é solar do “cão da Serra da Estrela”, da “ovelha da Serra da Estrela”, raça ovina com grande aptidão leiteira, e do famoso “queijo da Serra da Estrela”, ex-libris da gastronomia regional.

  • ENTIDADE GESTORA:

INSTITUTO DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E DAS FLORESTAS, I.P. (ICNF, I.P.)

  • HABITAT

MONTANHA

  • REGIÃO

CENTRO

  • CONCELHOS

CELORICO DA BEIRA

COVILHÃ

GOUVEIA

GUARDA

MANTEIGAS

SEIA

Clique aqui: Parque Natural da Serra da Estrela