O Mestre Abílio foi uma das pessoas mais carismáticas que a Covilhã teve. O Autor do Livro Paulo Cavaca Pimentel Histórias (in)confessáveis da nossa terra e da nossa gente / Paulo Cavaca Pimentel. – São Paulo : All Print Editora, 2010.
SENHORES DA COVILHÃ in Blog de Paulo de Jesus - https://cidadedacovilha.blogs.sapo.pt/senhores-da-covilha-17502 1º Senhor da Covilhã Infante D. Henrique (1415 – 1460) A 2 de Setembro de 1415, no seguimento da Conquista de Ceuta, o Infante D. Henrique (...)
António Sena estava, à época, a cumprir o serviço militar na escola prática de cavalaria em Santarém e fez parte do batalhão que, sob as ordens de Salgueiro Maia, partiu rumo ao Terreiro do Paço onde estavam alguns dos principais objectivos estratégicos da missão, como os ministérios ou a “Marconi”. Posteriormente integrou as forças que rumaram ao Quartel do Carmo, onde o então presidente do conselho, Marcelo Caetano, se tinha refugiado e onde procedeu à transmissão de (...)
Quando a revolução chegou à Penteadora Vídeo http://ensina.rtp.pt/artigo/quando-a-revolucao-chegou-a-penteadora/ Em Maio de 1975 a empresa "A Penteadora", em Unhais da Serra, foi ocupada pelos operários que passaram a gerir a fábrica e a decidir o seu futuro. Uma equipa de documentalistas deslocou-se à Covilhã para acompanhar os acontecimentos.“A (...)
CARLOS ESPERANÇA Não sei como era a Covilhã em 1186, elevada a vila por foral de D. Sancho I, nem em 1763 quando o Marquês de Pombal ali criou a Real Fábrica de Panos que havia de lhe traçar o perfil industrial e torná-la um local de misérias e grandezas conforme as crises cíclicas a que ficou condenada. Das grandezas fruíam os industriais que, duas gerações depois, abriam falência enquanto outros surgiam para recomeçar o ciclo. Das misérias (...)
Galeria dos Presidentes Câmara e Assembleia Municipal da Covilhã ESTE POST ESTÁ EM CONSTRUÇÃO (Estamos a Recolher Informações para melhorar) No lugar da antiga Porta da Vila, a mais importante das cinco portas das muralhas medievais da Covilhã, mandaram os Filipes, em 1614, construir o edifício dos Paços do Concelho. "COVILHÃ, CIDADE FÁBRICA, CIDADE GRANJA" Covilhã - A Casa da Câmara e o Pelourinho - (...)
Organizadas pela Câmara Municipal e pelo Grupo Desportivo da Mata as marchas, que regressaram no ano passado após um interregno de 10 anos, estão de volta este ano 2017 Sete grupos participam nas Marchas Populares Cidade da Covilhã 2017, desfilando pela seguinte ordem: 1 – Marcha de Cantar Galo e Vila do Carvalho (Sport Clube Estrela da Pousadinha/Grupo de Danças e Cantares da Vila do Carvalho) 2 – Clube Cultural e Desportivo Oriental de São Martinho 3 – Grupo (...)