Hospital da Covilhã
Antigo Hospital da Covilhã
CENTRO HOSPITALA DA COVA DA BEIRA
HOSPITAL PÊRO DA COVILHÃ
Data de 26 de Junho de 1908, a inauguração do antigo Hospital Distrital da Covilhã.
Denominado na época de Hospital da Misericórdia da Covilhã, esta obra, grandiosa para a altura, ficou a dever-se ao empenho do então presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Dr. Joaquim Nunes de Oliveira Monteiro.
Às portas de cumprir um século de vida, o edifício apresentava-se há muito em precárias condições e estruturalmente debilitado, pecando também pela difícil localização e péssimas acessibilidades.
Na memória de todos fica para sempre gravada, a inclinada rampa de acesso aos internamentos, por onde os doentes eram dificilmente transportados em macas, cadeiras de rodas ou camas, graças à força humana.
A reverter esta situação, insustentável, surge o Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB), fruto de uma generosa congregação de esforços, oriunda e impulsionada por factores de natureza impreterível e pelos agentes impulsionadores da região.
O Centro Hospitalar Cova da Beira, pessoa colectiva de direito público com autonomia administrativa, financeira e património próprio, foi criado nos termos do artº 1 do Decreto-lei nº 284/99, de 26 de Julho, e integrou o Hospital Distrital da Covilhã, o Hospital Distrital do Fundão e o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, tendo assumido o CHCB todos os seus direitos e obrigações.
As novas instalações, na Quinta do Alvito, foram inauguradas a 17 de Janeiro de 2000.
Nos termos do Decreto- lei nº 426/99, de 21 de Outubro, o CHCB foi construído com serviços de dimensão e diferenciação técnica adequados à população abrangida: concelhos da Covilhã, Fundão, Belmonte e Penamacor. Tornou-se, assim, na maior e mais sofisticada unidade de saúde de toda a região e, consequentemente, na mais valiosa resposta a uma população com cerca de 100.000 habitantes.
No âmbito da reforma e reestruturação do sector da saúde, nomeadamente da consagração da autonomia de gestão das unidades hospitalares em moldes empresariais, através do Decreto-Lei n.º 288/2002, o Centro Hospitalar Cova da Beira é transformado em sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, com a designação de Centro Hospitalar Cova da Beira, S.A.
Em 2005, através do Decreto-Lei nº. 93/2005, de 7 de junho e de acordo com o Programa do XXVII Governo Constitucional, o Centro Hospitalar Cova da Beira foi transformado em Entidade Pública Empresarial.