Bombeiros Voluntários da Covilhã
Os Bombeiros Voluntários da Covilhã
foram fundados em 21 de Junho 1875
HISTÓRIA
Os Bombeiros Voluntários da Covilhã foram fundados em 21 de Junho 1875 por João Cândido Pinto e António João Baptista.
Nos seus primeiros anos de vida esta corporação esteve fortemente ligada à indústria de lanifícios, muito por culpa de José Maria Silva Campos Melo.
Em 1892, efectuou o seu primeiro serviço de saúde com uma maca e uma padiola. A 9 de Julho de 1900, a corporação deparou-se com o primeiro grande incêndio, no Theatro Callega. Em Junho de 1907, um incêndio na Mineira provoca oito mortos.
A 7 de Maio de 1926, a corporação é distinguida com a medalha de ouro da cidade por serviços prestados.
A 3 de Fevereiro de 1928, é agraciada com o grau de cavaleiro da ordem militar da torre e espada valor, lealdade e mérito.
A 10 de Fevereiro de 1931 é considerada pelo decreto, de utilidade pública. A partir daí a corporação passou a estar ligada ao apoio à população.
Em 1978 recebe o crachat de ouro da liga dos bombeiros portugueses (congresso do Estoril).
Em 1993 criou o 1ºGrupo de salvamento em montanha. Neste momento a corporação tem a seu cargo 55,640 km 2, de entre os quais destacamos 31 freguesias, 4 parques industriais (industria aeronáutica/lanifícios), 1 universidade, a zona história da cidade, algumas escolas e hotéis.
http://bvcovilha.tripod.com/Home/corporacao.html
Bombeiros Voluntários da Covilhã sedeada na vila do Paul
- Clique na imagem
III GALA DA FEDERAÇÃO DOS BOMBEIROS
DO DISTRITO DE CASTELO BRANCO
A Câmara Municipal da Covilhã e a Federação dos Bombeiros do Distrito de Castelo Branco organizaram, ontem, domingo, dia 29 de Março, a III Gala da Federação dos Bombeiros do Distrito de Castelo Branco. A Gala começou com uma recepção do Executivo Municipal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às várias individualidades convidadas. Estiveram presentes mais de 300 soldados da paz, oriundos de todas as corporações do distrito, envolvidos num evento que contou ainda com a participação de centenas de covilhanenses no desfile de fanfarras, apeado e motorizado, que saiu da ANIL e prosseguiu pela Alameda Europa. Seguiu-se a Sessão Solene no Anfiteatro das Sessões Solenes no edifício principal da Universidade da Beira Interior, onde foram homenageadas personalidades que contribuíram para o engrandecimento das corporações de bombeiros do distrito.