.Seja bem-vindo e Consulte Arquivo e Publicações do Blog

Memórias da Covilhã recolhe informação (textos, fotos. vídeos etc.) de diversos Blogs, Sites e Facebook relacionados com a História do Concelho da Covilhã entre os quais  "Covilhã, Cidade Fábrica, Cidade Granja" e "Covilhã subsídios para sua história" a todos os nossos agradecimentos.
Quarta-feira, 7 de Setembro de 2016

Vídeos da Recriação Histórica comemorativa dos 125 anos da chegada do comboio à Covilhã

Diversos vídeos sobre o acontecimento

 

14232622_1227522810653446_8057075981113878418_n.jp

 

 

 

 

Comboio chegou há 125 anos à Covilhã

O município da Covilhã assinalou esta terça- feira, 6 de setembro a inauguração da linha da Beira Baixa, com a recriação da inauguração da linha pelos reis D. Carlos e D. Amélia em 6 de Setembro de 1891.

Os reis D. Carlos e D. Amélia voltaram a desembarcar na Estação de Caminhos de Ferro da Covilhã, 125 anos depois. Mais de 200 figurantes recriaram o momento histórico junto à estação ferroviária da Covilhã, numa iniciativa que contou com a parceria da Infraestruturas de Portugal, CP, Fundação do Museu Nacional Ferroviário e várias associações locais.

Depois de voltar a desembarcar na Covilhã, o "rei D. Carlos" aproveitou para lamentar o facto de, tal como há 125 anos, a ligação da Covilhã à Guarda, ainda não ser uma realidade. "Há 125 anos quando aqui estive, a inauguração para a linha da Guarda esperava-se dentro de alguns meses, demorou três anos, e agora, passados 125 anos, é com algum desalento que verifico que a linha para a Guarda continua fechada, mas acredito que dentro em breve vai abrir". Tendo sido rei por um dia, o diretor da rede municipal de museus considera "muito gratificante ter mostrado a toda esta gente, a todos os covilhanenses como se viveu há 125 anos, a bênção que foi o progresso, e acho que no fundo conseguimos desenvolver sentimentos de pertença, conseguimos valorizar uma memória coletiva". Carlos Madaleno lembra que "o grande objetivo era a reconstituição, aliás, o Rei e a Rainha não são só figurantes, houve também, enquanto Coordenador dos Museus e a Rainha Coordenadora do Arquivo Municipal, coube a eles também esta organização, esta coordenação deste evento e acho que conseguimos o objetivo, por isso foi muito bom".

A iniciativa "foi com a solenidade que a recriação merecia, com o aplauso e com a participação do povo e das agremiações do concelho da Covilhã que aqui vieram, no fundo, tentar reproduzir aquilo que aconteceu há 125 anos atrás", considera o presidente da autarquia covilhanense. "Acho que é um momento único, é ímpar, e diz muito da nossa pegada cultural no concelho da Covilhã", reforçou Vítor Pereira.

Quanto às tão esperadas obras de requalificação da Linha da Beira Baixa da Covilhã à Guarda, o autarca lembrou o anúncio feito no passado mês de julho. "Era só para avançar em 2018, é lançado concurso ainda este ano, as obras muito provavelmente na Primavera estarão a arrancar, o que significa que para o ano, nesta altura do ano já estarão numa fase avançada e isso é para nós motivo de contentamento e esperança, porque esta requalificação é para nós fundamental para o nosso desencravamento".

Sublinhando que se trata de "uma questão de fazer justiça com a Covilhã, com este eixo Covilhã – Guarda", Vítor Pereira reforça que "é fundamental para as nossas acessibilidades, em termos das nossas populações, das mercadorias, deste corredor que é o acesso à Europa, porque temos aqui ao lado a principal porta de saída que é Vilar Formoso e estamos neste momento sem acessibilidade ferroviária a essa mesma fronteira e isso vai deixar de acontecer assim que as obras estejam terminadas".

Por outro lado, o edil admitiu ainda a falta de conforto dos passageiros. "Nós já temos também neste momento muita população, muita gente que se desloca à Covilhã por via ferroviária, e a verdade é que neste momento quer os covilhanenses que se deslocam de um lado para o outro, quer quem nos visita, enfim, queixa-se que o material circulante não é condizente com a já requalificada linha até à Covilhã". Vítor Pereira garantiu que esta será, também, uma reivindicação da autarquia às instâncias competentes.

- See more at: http://www.urbi.ubi.pt/pag/15595#sthash.d9R0qOf1.X04WT2aV.dpuf

publicado por Memórias às 16:55
link do post | comentar | favorito
|

.Pode ligar e desligar o som

.vídeo sobre a Covilhã

.Covilhã Meo Kanal

Canal nº 290130 – Covilhã Vídeo no MEO Kanal

.Publicações Recentes do Blog

. Simony figura mítica do S...

. Galeria dos Presidentes

. Marchas Populares da Covi...

. O Jardim Público da Covil...

. Feira Popular do Sporting...

. A Covilhã Cultural e Desp...

. O 25 de Abril e o 1º de M...

. Os Pastores e a Serra

. Recordamos hoje o 103º an...

. Município da Covilhã

. Vila do Ferro

. Vila do Paul

. Vila do Carvalho

. Vila do Teixoso

. Vila do Tortosendo

. Entre a serra e o barroca...

. Sobral de São Miguel

. Lembranças do Passado de ...

. Aniversário da Cidade da ...

. 146º - Aniversário da Cid...

. 146º - Aniversário da Cid...

. Aniversário da Cidade da ...

. Bairro dos Penedos Altos

. Postais sobre a Covilhã

. Liceu Municipal da Covilh...

. Escola Industrial e Comer...

. Memórias do Aeródromo Mun...

. O Quartel da Covilhã

. Covilhã - Comemorações da...

. Núcleo da Covilhã da Liga...

. Associação Recreativa Mus...

. O Mítico Estádio José dos...

. Em nome da história da Co...

. A Associação de Socorros ...

. Blog - "Covilhã - Subsídi...

. Blog " Covilhã Cidade Fáb...

. Colégio das Freiras

. Hospital da Covilhã

. As Origens, os Vestigios ...

. Feira de S, Tiago

. Telas sobre a Covilhã de ...

. Bombeiros Voluntários da ...

. Vídeo da UBI Covilhã Anti...

. Igrejas da Cidade da Covi...

. Santa Casa da Misericórdi...

. A Serra da Estrela e a Co...

. Albergue dos Inválidos do...

. Eventos e manifestações a...

. Sporting Clube da Covilhã

. Museu dos Lanifícios da U...

.Arquivo Publicações do Blog

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Maio 2016

.Vídeos Memórias da Covilhã

. Rádio Cova da Beira

.RCC

.links

.Setembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30