.Seja bem-vindo e Consulte Arquivo e Publicações do Blog

Memórias da Covilhã recolhe informação (textos, fotos. vídeos etc.) de diversos Blogs, Sites e Facebook relacionados com a História do Concelho da Covilhã entre os quais  "Covilhã, Cidade Fábrica, Cidade Granja" e "Covilhã subsídios para sua história" a todos os nossos agradecimentos.
Sexta-feira, 14 de Outubro de 2016

Covilhã - Comemorações da Elevação a Cidade

- Blog Covilhã Subsidios para a sua História, 

Elevação da Covilhã a Cidade II

pelourinho2.png

Entre os caminhos do passado e os trilhos do futuro: 144 anos da cidade da Covilhã

Urbi · quarta, 22 de outubro de 2014 · Região

A sessão solene da Assembleia Municipal que assinalou o 144º Aniversário da elevação da Covilhã a cidade ficou marcada por discursos de lembrança das conquistas do passado e a indicação de caminhos diferentes para o futuro. No Salão Nobre da Câmara Municipal foi ainda apresentada a nova imagem gráfica da cidade, sob o slogan “A Tecer o Futuro”.

Clique na imagem noticia Urbi · quarta, 22 de outubro de 2014

2014-10-img_0281.jpg

" A sessão solene da Assembleia Municipal encerrou com a apresentação na nova imagem gráfica do município. Com o slogan "A Tecer o Futuro", o novo logotipo da Covilhã pretende relembrar a força da indústria têxtil e o papel que esta teve no desenvolvimento económico da região. O trabalho de Ana Gonçalves, ex-aluna da Universidade da Beira Interior na área do design, foi assim o escolhido para substituir o slogan "Cidade 5 estrelas", criado pelo anterior executivo. O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã apelou no final à divulgação do novo símbolo."

 

Clique na imagem abaixo

 

 

DECRETO QUE ELEVA A VILA DA COVILHÃ A CIDADE

"Attendendo a que a muito notável villa da Covilhã, no districto de Castello Branco, é uma das villas mais importantes do reino pela sua população e riqueza:

Attendendo a que a mesma Villa é uma das povoações do reino que mais se têem distinguido pela fecunda iniciativa de seus habitantes na fundação e aperfeiçoamento de muitos e importantes estabelecimentos fabris, cujos productos podem já disputar primazia com os das fábricas estrangeiras mais acreditadas pelo seu desenvolvimento industrial;

E desejando dar aos habitantes da referida villa um solene testemunho de subido apreço em que tenho os seus honrados esforços pelo progresso e aperfeiçoamento da indústria nacional;

Hei por bem fazer mercê à dita villa da Covilhã de a elevar à categoria de cidade, com a denominação de cidade da Covilhã e me praz que directamente lhe pertencerem; devendo expedir-se à respectiva Câmara Municipal a competente carta em dois exemplares, um para título d'aquela corporação e o outro para ser depositado no real archivo da torre do tombo.

O Ministro e Secretário d'Estado dos Negócios do Reino assim o tenha entendido e faça executar. Paço da Ajuda, em 20 de Outubro de 1870. - Rei - António, Bispo de Viseu."

DELIBERAÇÕES CAMARÁRIAS SOBRE A ELEVAÇÃO DA COVILHÃ À CATEGORIA DE CIDADE

A Câmara apreciou "Offício mesmo Senhor Administrador do Concelho nº595 de 26 d'Outubro corrente, participando que por Decreto de 20 d'Outubro do corrente anno, fora a muito Notável Villa da Covilhan elevada à cathegoria de Cidade, com a denominação - Cidade da Covilhan - por isso seria conveniente que se manifestasse o regozijo público por tal mercê, tomando a Câmara a iniciativa nesta demonstração.


A Câmara deliberou que se manifestasse este regozijo convidando todos os Cidadãos, por meio de editaes a iluminarem suas casas nas noites de 28, 29 e 30 do corrente, e neste último dia, assistirem a um solenne Te Deum que se hade cantar na Igreja de Santa Maria Maior d'esta Cidade pelas quatro horas da tarde. Deliberou-se também que para dar mais expansão a este sentimento de regozijo, se deitassem foguetes, tocassem o sino dos Paços do Concelho e se convidassem duas musycas d'esta Villa, para n'aquelas noites virem ao largo do Pelourinho tocar os hynos Nacionaes, e mais peças apropriadas e se convidassem todas as auctoridades e pessoas principais da Cidade a assistirem ao referido Te-Deum e encarregar a autorizar o Senhor Presidente a fazer tudo o mais que entender".

"Outro offício do mesmo Exm.º Senhor (Adm. Conc.) nº241 de 28 do dicto mez d'Outubro, participando que por Decreto de 20 do referido mez, a Notável Villa da Covilhan fôra elevada à cathegoria de Cidade e que por este facto prevenia a Câmara segundo ordens expeditas do Ministério do reino, lhe cumpria sollicitar quanto antes pela dicta Secretaria d'Estado a expedição do competente Diploma d'encarte.


O Senhor Presidente José Tomás Mendes Megre Restier informou que, em vista deste offício incumbira particularmente o digno Deputado por este Círculo Doutor António dos Santos Viegas, de o informar àcerca da despesa e passos a dar para se obter aquele Diploma, e que elle lhe respondêra que encarregara um dos Contínuos da Secretaria do Ministério do Reino para lhe tratar deste negócio, e que a despesa montava a 218 reis, sendo direitos de mercê 140 reis; adicionais 28 reis, direitos de sello 10$00 reis e emolumentos 40 reis, tendo a acrescentar a esta verba a gratificação que a Câmara entender deve dar-se ao referido Contínuo Sollicitador.


A Câmara resolveo que o Senhor Presidente enviasse desde já aquella quantia ao ilustre Deputado deste círculo, auctorizando-o a dar ao referido Contínuo a gratificação que elle entendesse justa e rasoável, e a fazer todas as mais despesas necessárias para a conclusão deste negócio, e também deliberou que a importância das mencionadas verbas e despezas sahissem do dinheiro que actualmente existe em Cofre, sendo depois tudo incluído e votado no primeiro orçamento Supplementar que se confeccionasse".


"O Senhor Presidente disse, que como agora se hia requerer o encargo do título da Cidade a que foi elevada a Covilhan tendo para isso de se despender para cima de 200 reis cuja quantia se tem de incluir em Orçamento, segundo foi deliberado já nesta mesma Sessão, havendo além desta despesa outras também urgentes".

CONSTITUIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE 26 DE OUTUBRO A NOVEMBRO DE 1870:
Presidente - José Tomás Mendes Megre Restier;
Vice-Presidente - António Baptista Alves Leitão;
Vereador - Dr. José António da Cunha Júnior;
Vereador - Dr. António Policarpo Fernandes Galvão;
Vereador - António Barbas da Torre;
Vereador - Francisco Alves;
Vereador - José Nunes Oliveira;

 

in, http://www.cm-covilha.pt/simples/?f=2264

publicado por Memórias às 15:59
link do post | comentar | favorito
|

.Pode ligar e desligar o som

.vídeo sobre a Covilhã

.Covilhã Meo Kanal

Canal nº 290130 – Covilhã Vídeo no MEO Kanal

.Publicações Recentes do Blog

. Galeria dos Presidentes /...

. Marchas Populares da Covi...

. O Jardim Público da Covil...

. Feira Popular do Sporting...

. A Covilhã Cultural e Desp...

. O 25 de Abril e o 1º de M...

. Os Pastores e a Serra

. Recordamos hoje o 103º an...

. Município da Covilhã

. Vila do Ferro

. Vila do Paul

. Vila do Carvalho

. Vila do Teixoso

. Vila do Tortosendo

. Entre a serra e o barroca...

. Sobral de São Miguel

. Lembranças do Passado de ...

. Aniversário da Cidade da ...

. 146º - Aniversário da Cid...

. 146º - Aniversário da Cid...

. Aniversário da Cidade da ...

. Bairro dos Penedos Altos

. Postais sobre a Covilhã

. Liceu Municipal da Covilh...

. Escola Industrial e Comer...

. Memórias do Aeródromo Mun...

. O Quartel da Covilhã

. Covilhã - Comemorações da...

. Núcleo da Covilhã da Liga...

. Associação Recreativa Mus...

. O Mítico Estádio José dos...

. Em nome da história da Co...

. A Associação de Socorros ...

. Blog - "Covilhã - Subsídi...

. Blog " Covilhã Cidade Fáb...

. Colégio das Freiras

. Hospital da Covilhã

. As Origens, os Vestigios ...

. Feira de S, Tiago

. Telas sobre a Covilhã de ...

. Bombeiros Voluntários da ...

. Vídeo da UBI Covilhã Anti...

. Igrejas da Cidade da Covi...

. Santa Casa da Misericórdi...

. A Serra da Estrela e a Co...

. Albergue dos Inválidos do...

. Eventos e manifestações a...

. Sporting Clube da Covilhã

. Museu dos Lanifícios da U...

. Covilhã vila medieval com...

.Arquivo Publicações do Blog

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Maio 2016

.Vídeos Memórias da Covilhã

. Rádio Cova da Beira

.RCC

.links

.Agosto 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31