.Seja bem-vindo e Consulte Arquivo e Publicações do Blog

Memórias da Covilhã recolhe informação (textos, fotos. vídeos etc.) de diversos Blogs, Sites e Facebook relacionados com a História do Concelho da Covilhã entre os quais  "Covilhã, Cidade Fábrica, Cidade Granja" e "Covilhã subsídios para sua história" a todos os nossos agradecimentos.
Sexta-feira, 7 de Outubro de 2016

O Mítico Estádio José dos Santos Pinto

Estádio José Santos Pinto

img_770x433$2014_08_23_00_18_00_894390.jpg

 

José Lopes dos Santos Pinto

Jos_Lopes_dos_Santos_Pinto.jpg

Nasceu na Covilhã em 15.08.1923. Industrial de lanifícios. Foi casado com D. Maria Eugénia Neves Fazendeiro Santos Pinto e tiveram dois filhos (Eugénia Maria Fazendeiro Santos Pinto Sousa Martinho e José Fazendeiro Santos Pinto).

Foi um destacado dirigente do Sporting Clube da Covilhã, integrando os seus corpos gerentes entre 1947 a 1959, tendo participado nos maiores êxitos do clube, como a conquista da Taça “O Século”, as duas subidas à Primeira Divisão (1947/48 e 1957/58), assim como a participação no Jamor, em 2.6.1957, na Final da Taça de Portugal, no jogo contra o S.L.Benfica.

Era filho de José dos Santos Pinto, grande obreiro da construção do campo de futebol para servir todos os desportistas Covilhanenses e os clubes da Cidade. Assim, nas décadas de 30/40, com os seus auxílios financeiros e com ajuda de um grupo de amigos chamados os “capacetes de aço”, sacrificaram o seu tempo na recolha de fundos para a construção do campo. Foi por isso o pai de José Lopes dos Santos Pinto o grande impulsionador da construção de um novo campo de futebol na Cidade da Covilhã, sendo ainda homenageado pelo grupo Os Covilhanenses por tal feito. Em 1940, após o seu falecimento em Lisboa, o Sporting Clube da Covilhã, por sua sugestão, solicitou à Câmara Municipal da Covilhã licença para a mudança do nome daquele recinto, deixando de se chamar Campo do Alto do Hospital para se designar Estádio José dos Santos Pinto. Mantendo-se até aos dias de hoje o nome deste mítico Estádio, cujo seu obreiro nunca foi sócio do Sporting da Covilhã, mas o seu filho um prestigiado dirigente que faleceu em 13 Agosto de 1996 com 72 anos.

in, História do Sporting Clibe da Covilhã

1947/1948

 ESTÁDIO MUNICIPAL JOSÉ DOS SANTOS PINTO

A evolução do futebol que se fazia sentir na província, a necessidade de maior competição e o entusiasmo das gentes covilhanenses, tornou imprescindível um campo de futebol com as mínimas condições para a sua prática.


Surgiram então algumas personalidades que, em redor do clube e da edilidade covilhanense, promoveram a construção de um novo campo de futebol. Não se podia já jogar no Campo da Várzea, e o da Palmatória já era insuficiente, pelo que se realizaram alguns jogos no Campo do Bairro Municipal, e outros no Campo das Festas.


Dessas personalidades aparece um grupo de amigos, liderados pelo grande impulsionador da construção do novo campo de jogos, José dos Santos Pinto.

Existiam então uns terrenos na zona superior do hospital, propriedade do Campos Melo, promovendo, José dos Santos Pinto, a execução das obras, através de fundos que consegue obter, assumindo a responsabilidade dos custos da obra e passando a ser o coordenador do grupo, constituído pelo Padre João Pereira Espiga, Alberto Rodrigues Miguel, António Morais Canaveira e João Figueiredo. Os trabalhos de construção se devem ainda ao Dr. António Espiga e ao Presidente da Direcção do Sporting Clube da Covilhã, Dr. Alexandre Veloso, também Presidente da Comissão Administrativa Municipal.

O início das obras do novo estádio decorreu entre 1932 a 1934.

Em três de Fevereiro de 1935 já o Jornal Notícias da Covilhã dava nota que "(...) têm-se realizado, aos Domingos, alguns desafios de futebol, jogando no campo ainda por concluir, com o intuito de ir capitalizando alguns fundos para a sua conclusão(...)".

Foi assim, com o esforço e determinação deste grupo, que o Estádio Municipal José dos Santos Pinto se tornou uma realidade.

Face à subida de Divisão, houve necessidade de proceder de imediato a melhoramento e obras que se impunham por força da regulamentação em vigor para clubes de escalão máximo do Futebol Nacional. Deste modo, o projecto de arrelvamento do Estádio Santos Pinto, e as obras de remodelação do mesmo, foram iniciadas em Maio de 1985.

Poucos campos possuem a beleza do Santos Pinto, ladeado pela gigantesca montanha a elevar-se ao céu e também a extensa planície e a urbe, mostrando um cenário variegado de rico panorama.

Tem sido neste estádio que se têm passado tempos gloriosos do Sporting da Covilhã, como também alguns momentos de tristeza, que vão ser a marca profunda das gentes que conseguiram fazer impor uma colectividade de prestígio que passou além fronteiras, não só da cidade como do próprio País.

 

in, http://www.cm-covilha.pt/simples/?f=2672

publicado por Memórias às 15:47
link do post | comentar | favorito
|

.Pode ligar e desligar o som

.vídeo sobre a Covilhã

.Covilhã Meo Kanal

Canal nº 290130 – Covilhã Vídeo no MEO Kanal

.Publicações Recentes do Blog

. Galeria dos Presidentes

. Marchas Populares da Covi...

. O Jardim Público da Covil...

. Feira Popular do Sporting...

. A Covilhã Cultural e Desp...

. O 25 de Abril e o 1º de M...

. Os Pastores e a Serra

. Recordamos hoje o 103º an...

. Município da Covilhã

. Entre a serra e o barroca...

. Sobral de São Miguel

. Lembranças do Passado de ...

. Aniversário da Cidade da ...

. 146º - Aniversário da Cid...

. 146º - Aniversário da Cid...

. Aniversário da Cidade da ...

. Bairro dos Penedos Altos

. Postais sobre a Covilhã

. Liceu Municipal da Covilh...

. Escola Industrial e Comer...

. Memórias do Aeródromo Mun...

. O Quartel da Covilhã

. Covilhã - Comemorações da...

. Núcleo da Covilhã da Liga...

. Associação Recreativa Mus...

. O Mítico Estádio José dos...

. Em nome da história da Co...

. A Associação de Socorros ...

. Blog - "Covilhã - Subsídi...

. Blog " Covilhã Cidade Fáb...

. Colégio das Freiras

. Hospital da Covilhã

. As Origens, os Vestigios ...

. Feira de S, Tiago

. Telas sobre a Covilhã de ...

. Bombeiros Voluntários da ...

. Vídeo da UBI Covilhã Anti...

. Igrejas da Cidade da Covi...

. Santa Casa da Misericórdi...

. A Serra da Estrela e a Co...

. Albergue dos Inválidos do...

. Eventos e manifestações a...

. Sporting Clube da Covilhã

. Museu dos Lanifícios da U...

. Covilhã vila medieval com...

. Praça do Município ou Pel...

. Sanatório das Penhas da S...

. Teatro Cine da Covilhã o...

. A Covilhã Industrial

. Amália Rodrigues imortali...

.Arquivo Publicações do Blog

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Maio 2016

.Vídeos Memórias da Covilhã

. Rádio Cova da Beira

.RCC

.links

.Agosto 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31