.Seja bem-vindo e Consulte Arquivo e Publicações do Blog

Memórias da Covilhã recolhe informação (textos, fotos. vídeos etc.) de diversos Blogs, Sites e Facebook relacionados com a História do Concelho da Covilhã entre os quais  "Covilhã, Cidade Fábrica, Cidade Granja" e "Covilhã subsídios para sua história" a todos os nossos agradecimentos.
Quarta-feira, 5 de Outubro de 2016

A Associação de Socorros Mútuos "Mutualista Covilhanense"

Website - Mutualista Covilhanense clique na imagem

10491274_647004335421874_7994101636809467870_n-712

Mutualista Covilhanense vence prémio Missão Sorriso. Prémio Missão Sorriso

UBI testa projetos-piloto em saúde na Mutualista Covilhanense

Farmácia da Mutualista Covilhanense

 

 

RESENHA HISTÓRICA DA ASSOCIAÇÃO


A Associação de Socorros Mútuos "Mutualista Covilhanense" foi constituída por Alvará em 07/06/1930, contudo, alguns dados disponíveis, permitem-nos afirmar que a sua génese remonta a 11 de Junho de 1895 - há, portanto 103 anos -, tendo já como objectivo "amparar os fracos que caíssem na doença", cujo nome de então era designado pela " Associação de Socorros Mútuos Operária Covilhanense".


Existia também naquela data e com os mesmos fins altruístas a "Associação Protectora dos Operários" fundada em 25 de Março de 1882, esta Associação mereceu mais tarde graças régias e passou a denominar-se "Real Associação de Socorros Mútuos Operária Covilhanense".


Em fins de 1929, alguns associados da primeira, que também o eram da segunda, lembraram-se de fundi-las, considerando que a então legislação vigente, que ainda hoje regulamenta os organismos de socorros mútuos, advertia que a divisão de associações congéneres, levaria, mais tarde ou mais cedo, à dispersão das mesmas, originando assim a sua fusão, que foi homologada em 7 de Junho de 1930 com a denominação de Associação de Socorros Mútuos -quot;Mutualista Covilhanense".


Em Outubro de 1998, a Associação iniciou as suas actividades de apoio social aos idosos com a valência de Centro de Dia, aberto à comunidade e celebrou o respectivo acordo com o Centro Regional de Segurança Social. Este é o único Centro de Dia na cidade que tem uma frequência média de 36 idosos, 14 dos quais são transportados diariamente pela carrinha da Associação.


O número elevado de idosos em situação de dependência exigia a prestação imediata de cuidados no seu domicílio. Neste sentido, em Setembro de 1988 a Instituição iniciou a valência de Apoio Domiciliário para 15 idosos.


A situação presente nos termos do acordo com a Segurança Social é de 36 idosos em Centro de Dia e 51 em Apoio Domiciliário, prestamos, no entanto, assistência a um número significativamente maior de utentes, e existe uma longa lista de espera a que não conseguimos dar resposta. No âmbito das referidas valências os serviços prestados são os mais diversos incluindo cuidados de higiene, limpeza habitacional, alimentação, tratamento de roupas e administração de medicamentos, ocupação de tempos livres e convívio.


Presta ainda aos seus associados / utentes serviços nos domínios de Assistência Médica (Clínica Geral, Estomatologia, Psicologia Clínica e Cuidados de Enfermagem).


Foi também adquirido um novo edifício, cujas obras, comparticipadas pelo programa PILAR (Programa de Idosos em Lar), estarão concluídas no próximo mês de Novembro do corrente ano, permitindo a melhoria dos serviços já prestados e a implementação de valências inovadoras.
- Acolhimento temporário;
- Apoio Domiciliário 24 horas, 7 dias por semana;
- Centro de Dia, 7 dias por semana;
- Ginásio de fisioterapia;
- Oficina / Atelier;
- Ludoteca;
- Lar (20 quartos).
A valência de Lar surgiu como um imperativo perante a impotência a que nos vemos sujeitos, quando se verifica a impossibilidade de manter os idosos em Apoio Domiciliário ou em Centro de Dia, pois a grande carência de lares no Distrito não permite na maioria das vezes dar uma resposta às nossas solicitações de internamento.


Sob o lema "Nunca é tarde para Viver", pretendemos que o indivíduo que, quer por razões biológicas, sociais ou familiares necessite de um acompanhamento permanente, seja tratado como pessoa, opondo-nos a uma tradicional concepção de velhice baseada em critérios de idade e estatuto que reflecte uma imagem pouco favorável sobre esta fase do ciclo de vida, com um crescente número de idosos em situação de isolamento e de dependência originados, sobretudo, pelo desmembramento da família tradicional extensa.


Pela sua preocupação constante com os mais desfavorecidos da sociedade e pela disponibilidade total na ajuda à resolução dos seus problemas, a Associação de Socorros Mútuos - "Mutualista Covilhanense" aderiu, como parceiro, a vários projectos de luta contra a Exclusão Social, entre as quais, a Comissão Local de Acompanhamento ao Rendimento Mínimo Garantido e ao Projecto de Luta Contra a Pobreza "Reagir".

in, http://www.cm-covilha.pt/simples/?f=2314

publicado por Memórias às 15:48
link do post | comentar | favorito
|

.Pode ligar e desligar o som

.vídeo sobre a Covilhã

.Covilhã Antiga

.Covilhã Meo Kanal

Canal nº 290130 – Covilhã Vídeo no MEO Kanal

.Publicações Recentes do Blog

. O Jardim Público da Covil...

. Feira Popular do Sporting...

. A Covilhã Cultural e Desp...

. O 25 de Abril e o 1º de M...

. Os Pastores e a Serra

. Recordamos hoje o 103º an...

. Município da Covilhã

. Vila do Ferro

. Vila do Paul

. Vila do Carvalho

. Vila do Teixoso

. Vila do Tortosendo

. Entre a serra e o barroca...

. Sobral de São Miguel

. Lembranças do Passado de ...

. Aniversário da Cidade da ...

. 146º - Aniversário da Cid...

. 146º - Aniversário da Cid...

. Aniversário da Cidade da ...

. Bairro dos Penedos Altos

. Postais sobre a Covilhã

. Liceu Municipal da Covilh...

. Escola Industrial e Comer...

. Memórias do Aeródromo Mun...

. O Quartel da Covilhã

. Covilhã - Comemorações da...

. Núcleo da Covilhã da Liga...

. Associação Recreativa Mus...

. O Mítico Estádio José dos...

. Em nome da história da Co...

. A Associação de Socorros ...

. Blog - "Covilhã - Subsídi...

. Blog " Covilhã Cidade Fáb...

. Colégio das Freiras

. Hospital da Covilhã

. As Origens, os Vestigios ...

. Feira de S, Tiago

. Telas sobre a Covilhã de ...

. Bombeiros Voluntários da ...

. Vídeo da UBI Covilhã Anti...

. Igrejas da Cidade da Covi...

. Santa Casa da Misericórdi...

. A Serra da Estrela e a Co...

. Albergue dos Inválidos do...

. Eventos e manifestações a...

. Sporting Clube da Covilhã

. Museu dos Lanifícios da U...

. Covilhã vila medieval com...

. Praça do Município ou Pel...

. Hotel Serra da Estrela

.Arquivo Publicações do Blog

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Maio 2016

.Vídeos Memórias da Covilhã

. Rádio Cova da Beira

.RCC

.links

.Abril 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30